O nosso estilo de vida mais saudável dita novas opções nas nossas escolhas diárias de alimentação. Descubra uma forma rápida fazer uma maionese saudável, com o nosso tempero de eleição: manjericão.

A receita de maionese

Base de abacate

Na confeção de uma maionese com manjericão, normalmente é sugerido a realização de uma maionese tradicional como base. Apesar disto, no La Mia Italia gostamos de inovar e utilizar novas receitas que juntem a tradição italiana a uma dieta mais saudável. Assim, vamos preparar uma maionese de abacate!
De textura e sabor característico, esta é uma maionese para todos aqueles que gostam de diversificar e viver novas experiências gastronómicas. Apesar disto, caso não aprecie abacate, pode sempre adicionar o preparado de manjericão à sua receita de maionese tradicional.

Passo 1: a base de maionese de abacate para 2 pessoas

Os ingredientes que vai precisar para este preparado:

  • 1 abacate
  • 2 ovos;
  • Azeite biológico (1 c. de sopa);
  • Leite de coco q.b.
  • Limão q.b.
  • Flôr de sal q.b.
  • Pimenta preta q.b.

Comece por abrir o abacate a toda a volta com uma faca e separe o caroço do restante. Depois, com a ajuda de uma colher, separe a polpa da casca e coloque num recipiente individual. No mesmo recipiente, coloque algumas gotas de limão para garantir que o abacate não oxida e, com ajuda de uma garfo, esmague o abacate até ficar puré (se necessário pode utilizar uma varinha mágica).

Num recipiente à parte, coloque os dois ovos e misture energicamente com uma colher de varas. Posteriormente, envolva o puré de abacate e os ovos até obter uma mistura uniforme. De seguida deverá acrescentar 1 colher de azeite biológico e 1 ou mais colheres de sopa de leite de coco a gosto, com o cuidado de manter a textura de maionese. Por fim, tempere com flôr de sal e pimenta preta a gosto, misture bem e reserve o frigorífico por, pelo menos, 2 horas.

Passo 2: o preparado de manjericão

O preparado de manjericão, também conhecido como pesto é um molho ou preparado simples e prático que encontra neste blog.

Utilize o pesto ou preparado de manjericão e envolva muito bem com a sua base de maionese de abacate. Coloque no frigorífico durante pelo menos duas horas antes de servir. No momento de aproveitar a sua refeição em família ou com amigos, retire a maionese para um recipiente à sua escolha e coloque uma folha de manjericão fresco picada a decorar. Sirva com saladas frias, entradas de pão ou envolva para uma massa italiana diferente.
Buon apettito! A sua maionese de manjericão está pronta!

Buon Apettito!
La Mia Italia