A origem e qualidade do pão ciabatta

O Ciabatta, pão rústico e reconhecido pela sua superfície crocante e de miolo esburacado, é de origem italiano mas hoje difundido pelos quatro cantos do mundo.

Ciabatta traduzido para a língua portuguesa tem o significado de “pantufa”, sendo incerto se a origem do seu nome se deve à sua forma ou ao facto de os Frades Franciscanos na altura do século XII serem conhecidos por “Fratti di Ciabatti” – frades de chinelos.

É perfeitamente possível cozinhar este pão em casa e desfrutar deste acompanhamento italiano em todas as refeições – italianas ou não! Uma receita simples para preparar o característico pão Ciabatta crocante e de interior suave, utiliza os seguintes ingredientes:

Receita para 2 unidades de pão Ciabatta

• 500 g Farinha
• 21 g Levedura
• 350 ml Água morna.
• 2 Colheres de chá de Sal.
• 1 Colher de chá de Açúcar.
• 5 Colheres de sopa de Azeite.
• Ervas aromáticas, à escolha

Preparação
1) Colocar a levedura na água até dissolver e depois juntar o açúcar. Enquanto isso, juntar pouco a pouco a farinha e continuar a mexer.
2) Com as mãos, amassar a massa até ficar lisa e deixar fermentar por 1 hora.
3) Seguidamente, juntar o azeite, o sal e as ervas aromáticas
a. Por exemplo, se escolheu como ervas aromáticas, alecrim e oregão, adicionar 1 c. de sopa de alecrim e 1 c. de sopa de orégãos;
b. Voltar a amassar a massa e deixar a massa repousar por mais 2 horas.
4) Colocar farinha numa forma, e colocar a massa dividida em duas formas típicas de Ciabatta.
5) Espalhar mais um pouco de farinha no topo de cada massa e deixar repousar por mais 30 minutos
6) Por fim, colocar no forno pré-aquecido a 220 Cº e deixar cozer durante 20-30 minutos.

Dica 1: Não embale o pão ainda quente. Desta forma, libertará vapor que se condensa na embalagem plástica e volta para o alimento, favorecendo o aparecimento de mofo. Pode ver mais dicas para conservar alimentos nesta secção do nosso blog: [Dicas- Como conservar os alimentos em casa]
Dica 2: O pão elaborado com farinha integral dura mais tempo, uma vez que as fibras presentes nesse tipo de farinha absorvem a água adicionada, não permitindo a sua libertação, evitando assim o desenvolvimento de bolor.

Sugestão para acompanhar o seu pão Ciabatta

Acompanhe o seu pão caseiro com uma bela Bruschetta de tomate e alho e um saboroso Chianti! Em alternativa, também pode adicionar azeite, salsa e uma pitada de alho, com o pão ainda quente.

Buon Apettito!
La Mia Italia